sábado, outubro 23, 2004

A China pretende lançar o maior telescópio espacial de observação do Sol.
A China pretende lançar em 2008 um telescópio espacial de observação do campo magnético e da superfície do Sol, naquele que será o maior e mais avançado aparelho do género em todo o mundo, avançou hoje a agência de notícias Nova China.

O telescópio terá uma resolução óptica duas vezes superior à do Solar-B, um telescópio espacial construído em parceria pelo Japão e Estados Unidos cujo lançamento, inicialmente previsto para o próximo ano, foi adiado por razões técnicas.

O telescópio chinês deverá operar durante três anos sobre uma órbita situada a 735 quilómetros da Terra, explicou Ai Guoxiang, director do Observatório Nacional de Astronomia chinês.

A construção do aparelho terá um custo de 9,66 milhões de dólares (7,6 milhões de euros) mas todo o projecto está orçado em cerca de 120 milhões de dólares (94,6 milhões de euros).

Cientistas citados pela Nova China dizem esperar que o telescópio espacial permita realizar progressos nas tecnologias de comando à distância, posicionamento global e de tratamento de dados enviados por satélites.



Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

on-line