sábado, outubro 02, 2004

Boatos na Internet: Deco aconselha à quebra da "cadeia da desinformação"

A utilização do correio electrónico para a divulgação de informação sobre saúde pode ajudar a multiplicar boatos, lembra a associação de consumidores Deco. Os e-mails com avisos sobre desodorizantes cancerígenos ou pedidos de doações de sangue para uma criança hospitalizada podem ocultar interesses comerciais ou funcionar como método de obtenção de endereços electrónicos para formar bases de dados, pelo que a Deco aconselha a quebrar a "cadeia da desinformação".

Na edição desta semana da revista "Teste Saúde", a Deco alerta que as mensagens electrónicas que circulam frequentemente na Internet sobre os perigos desconhecidos de produtos do dia a dia para a saúde são conhecidos como "hoax", expressão inglesa que traduzida para português reflecte a existência de um embuste.

Estas mensagens contêm "linguagem pseudocientífica" e não têm fundamentação, mas muitas vezes são associadas a nomes de profissionais de todo o mundo que, assim, inspiram confiança nos dados veiculados.

E-mails sobre desodorizantes que causam cancro da mama, dioxinas em tampões ou champôs contaminados com bactérias, ou apelos à doações de sangues para crianças são presenças frequentes nas caixas de correio dos utilizadores, mas além de favorecerem a propagação de informações falsas, muitas vezes escondem interesses comerciais e "visam formar bases de dados de endereços electrónicos", alerta a Deco.

As mensagens podem servir para inundar as mesmas caixas de correio com "spam" - correio electrónico não solicitado - ou ser compiladas e vendidas com esse fim.

A Deco aconselha a pôr fim aos e-mails em cadeia simplesmente não os reenviando, mas também explicando a quem enviou essa mesma mensagem a sua natureza.



Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

on-line